Postagem original em 31-01-2014 20h19m
Nivaldo recomenda cuidados na hora de receber uma nota
Cédula suspeita, entregue por cliente a Nivaldo Júnior, será encaminhada ao Banco Central para averiguação
Passado o período das festas aumentam os riscos de circulação de cédulas falsas na cidade. Isto porque, tradicionalmente, a aglomeração de pessoas têm sido um ambiente favorável para falsários passarem dinheiro sem valor.
O gerente geral do Banco do Brasil (Ag. Irará), Nivaldo Júnior, informou ao Portal Iraraense que durante esta semana foi procurado por um cliente com uma nota de R$ 100,00 duvidosa. O fato alerta para a possibilidade de existência de cédulas falsas circulando em Irará.
Segundo o gerente, o cliente disse ter recebido a cédula de um conhecido e só depois verificou que alguns elementos de segurança, como a faixa holográfica e o relevo do papel, eram suspeitos.
Desconfie sempre
“É preciso prestar muita atenção quando se recebe uma cédula, não importa quem lhe dê”, afirmou Nivaldo. Para ele, as pessoas tendem a ter maior desconfiança quando recebem uma cédula de um estranho, mas, um parente ou conhecido também pode, inocentemente, passar um dinheiro falso adiante.
Nivaldo informou que a cédula recolhida na Agência será encaminhada ao Banco Central (BC) para averiguação. De acordo com o gerente, apenas o BC pode atestar a veracidade da cédula. O cliente que entregou a nota recebeu um “comprovante de entrega” enquanto aguarda o resultado final da apuração.
O gerente ainda advertiu que caso a suspeita da autenticidade de uma cédula aconteça na hora do recebimento, o cidadão deve entrar em contato com a Polícia. Já no caso de percepção tardia, deve-se procurar uma agência bancária.
Clique aqui e veja recomendações do Banco Central sobre cédulas falsa