Prefeito anuncia Lavagem em data diferente da tradicional

Postagem original em 13-12-2013 12h43m

778-2

O mesmo tipo de atitude causou polêmica e protesto em 2007

O prefeito de Irará, Derivaldo Pinto, emitiu uma Nota na qual informa a data da Lavagem e dos Festejos Populares do Município em 2014. O pronunciamento foi feito nesta quinta, 12, através da Fã Page do prefeito no Facebook.

A “Nota Oficial” informa que a Lavagem não vai acontecer na última sexta-feira de janeiro (31), como reza a tradição, mas sim, uma semana antes, dia 24. O texto ainda diz que o desenrolar dos Festejos acontece no mesmo fim de semana da Lavagem que será na sexta, 24.

Segundo o comunicado, a motivação para a mudança foi o fato de que este ano o dia 02 de Fevereiro, data dedica a Nsa. Sra. da Purificação, cai no domingo imediatamente após a última sexta de janeiro.

O prefeito diz na nota que resolveu antecipar a festa profana “levando em consideração a impossibilidade de conciliação entre os eventos festivos e as atividades religiosas sem que ao menos uma das partes saísse prejudicada”.

A nota não faz qualquer menção ao caráter sincrético da Lavagem de Irará. As religiões de matriz africana, as quais reverenciam e respeitam a saída do Cortejo da Lavagem na última sexta de janeiro, também não são lembradas.

Precedente

Em 2007, o então prefeito Juscelino Souza mudou a data da Lavagem e foi alvo de muitas críticas.

Um grupo de baianas, que segundo noticiou A Gazeta de Irará, foram lideradas por Terezinha Cerqueira, Cristina do Ypê, Maria Helena e D. Neudira, entre outras, chegou a realizar o Cortejo da Lavagem na data tradicional (última sexta de janeiro), desprezando a Lavagem organizada pela prefeitura.

Leia abaixo, matéria de A Gazeta de Fevereiro de 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s