João Martins participa da exposição “Invasão dos Macacos”

IMG-20140605-WA0000

Divulgação

O artista plástico iraraense, João Martins, é um dos expositores na exposição “Invasão dos Macacos”.

A exposição será aberta nesta terça (10/06), às 19h, no Jardim do Palacete das Artes, na rua da Graça, 284, bairro da Graça em Salvador, e fica a aberta a visitação pública até o dia 13 de julho.

IMG-20140606-WA0006

Depoimento de João

BRACACO – por JOÃO MARTINS – O nome do meu macaco tem o BRA (de Brasil) e CACO (de macaco). O Macaco Prego Brasileiro é nativo do Brasil, sendo o primata mais “inteligente das Américas” e um bom representante da Fauna Brasileira. É muito hábil e sociável, se alimenta de frutos, sementes, pequenos vertebrados, ovos, flores, insetos. Foi para mim um grande prazer colaborar com o MAC ART, A Arte pela Vida, um projeto socio cultiral em prol das vítimas da Aids, também visando a proteção do Meio Ambiente e ainda prestigiando a nossa Fauna, na figura simpática e conhecida do MACACO PREGO.

O Bracaco é uma obra, cuja pintura leva todas as características do meu traço, do meu estilo, da minha arte. Usei, como nos quadros, todas as minhas cores e figuras que já revelam a minha leitura artística, como os pássaros, as frutas, as janelinhas do mar e outras. Por ser um “pintor de passarinhos” fiz uma intervenção com a pequena escultura do sofrê Inacio, o meu mascote, pousado casualmente no rabo do macaco. Quis mostrar em Bracaco um sentimento lírico e poético, festivo e patriota, ao mesmo tempo, daí as bandeiras e bandeirolas. No seu olhar eu fiz o mundo para que o mundo também olhe para ele. Apesar de muito colorido, dei uma predominância de azuis e verdes, minhas cores preferidas no meu universo onírico. Mas, contrastando com outros tons, nas frutas, pássaros, bandeirinhas multicores etc. Se nossos frutos tropicais alimentam o nosso personagem símio, eu, por seu o autor da sua nova aparência, me sinto saciado e feliz por me mostrar também

João Martins em 08-05-14

Veja fotos da obra de João Martins

O projeto

O MAC ART – A Arte pela Vida – (www.projetomac.org) é um projeto sócio cultural de ONG americana em defesa do Meio ambiente e Fauna Brasileira, escolhendo a figura do Macaco Prego por ser o primata mais inteligente e sociável das Américas. Prestigiando também os Artistas baianos, que foram convidados a participarem do projeto doando os seus trabalhos, pois, além das muitas Exposições que acontecerão na cidade, haverá também um Leilão de todas as obras de arte, cuja renda em prol das vítimas da Aids. Cada Artista recebeu uma escultura em fibra de vidro, branca, para desenvolverem o seu trabalho, gratuitamente. A escultura original é de autoria de um grande Escultor italiano, da Toscana.
Portanto, a INVASÃO DOS MACACOS será uma Exposição muito interessante uma vez que será também um panorama das Artes Plásticas da Bahia, com toda a sua variedade de ideias e estilos.

IMG-20140605-WA0001

O artista

JOÃO MARTINS – Artista Plástico – Nasceu em Irará (BA) em 23-06-1949,filho de João Martins da Silva e Virgilia Cerqueira Martins. Cursou Artes Plásticasna Escola de Belas Artes da UFBA (1978\1980). Aposentado do BB. Fez diversas Exposições em Salvador-Ba (A Poesia das Cores; Cores Poéticas; Calendarios; Encontro dos Sete Caminhos; Arte Sofitel; Curumins e Passarins; As Cores dos Orixás, etc). Em Brasilia-DF (Curumins e Passarins). Em Irará-Ba (Irará em Mim; Igrejas e Casarões; Curumins e Passarins). Em Feira de Santana-Ba (A Poesia das Coisas). Em Milão e Gênova -Itália (Cores do Brasil), além de diversas exposições coletivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s