Por margem pequena, iraraenses disseram não (indiretamente) a Temer

protesto temer

Individuo protesta frente ao Congresso Nacional. Eram necessários 342 votos para a denúncia contra Temer ir ao STF.  – Imagem: Reprodução El País

 

Ontem, 02/08, a Câmara dos Deputados decidiu em votação pelo arquivamento da denúncia contra o presidente em exércicio, Michel Temer.

Foram 264 votos de deputados favoráreis ao arquivamento (SIM), 227 contrários (NÃO), 18 ausências e 02 abstêncões.

Agora, Temer só poderá ser investigado sobre os crimes pelos quais foi acusado pela Procuradoria Geral de Républica (PGR), quando não mais estiver na presidência. Caso surja nova denúncia haverá outra votação.

Irará 

Todos os 39 deputados federais baianos, com direito a voto na sessão de ontem, foram votados em Irará (ver tabela abaixo) em 2014, quando foram conduzidos a Câmara dos Deputados.

Como cada parlamentar é a representação dos seus eleitores no Congresso, cada um deles representou, indiretamente, os votos dos iraraenses na sessão.

Tendo como base a votação dos deputados federais baianos em Irará, somando-se por um lado os votos dos deputados do “SIM” e por outro os votos do “NÃO”, a negativa ao pedido de arquivamento sairia vencedora e Temer seria investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os votos iraraenses, dados a parlamentares eleitos (e/ou suplentes em exércicio na votação), totalizaram 5.181 votos para o “SIM” e 5556 para o “NÃO”. Uma diferença extreita de 3,49% do total de 10737 votos.

Votos dos Deputados e Votação deles em Irará em 2014

sim 2

votos nao 2

ausente 2

# Votação de Tia Eron – Deputado assumiu enquanto suplente

## Votação de Moema Gramacho – Deputado assumiu enquanto suplente

Fontes: Votação Irará 2014 – Uol Eleições  

Votaram dos baianos na sessão – Bahia.Ba 

Entenda

O presidente no exércicio do cargo, Michel Temer, foi denunciado pela Procuradoria Geral da Républica (PGR) por crime de corrupção passaiva.

Conforme a Constitução, cabe à Câmara dos Deputados julgar se a denúncia seria aquivada ou seguiria para julgamento no Supremo Tribunal Federal – STF.

A denuncia foi votada ontem, 02/08, com relação ao arquivamento. Desta forma, os deputados favoraveis ao arquivamento votaram SIM (quero que a denúncia seja aquivada).

A favor de Temer. Enquanto os deputados contrários ao arquivamento votaram NÃO (não quero o arquivamento, mas sim o prosseguimento da denúncia para o STF). Contrário a Temer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s