Movimento apresenta o real Machado de Assis, negro

machado black and white 375 240

Sabe aquela foto que apresenta Machado de Assis com traços brancos naquele livro do ensino médio? Esqueça!

A essa altura você deve saber que Machado de Assis (1839 – 1908), patrono da literatura nacional, era negro.

O problema é que, ao longo dos anos, nos acostumamos a vê-lo retratado com traços de pessoas brancas. E isto não foi uma exclusividade dos livros da escola. A cédula de mil cruzados (1987- 1990) e até a publicidade da Caixa Econômica Federal já apresentaram Machado com nariz mais afilado e tom de pele mais clara.

Agora, uma campanha da Faculdade Zumbi do Palmares, sediada em São Paulo, feita pela agência Grey, tenta reverter a situação.

Campanha

O projeto apresenta a imagem de Machado muito mais fiel à realidade, recriada com base em dados históricos e fotografias antigas, respeitando seus traços, sua origem e seu tom de sua pele.

A campanha tem como objetivo fazer uma reparação e apresentar a real história de Machado de Assis às novas gerações. O movimento intenciona motivar jovens artistas negros do Brasil inteiro a se inspirarem e superarem preconceitos raciais.

Já no início do movimento, em abril deste ano, os leitores puderam levar à faculdade os livros de Machado de Assis para atualização com a foto correta do autor.

Foi lançado ainda um abaixo assinado on-line. A iniciativa pede a editoras e livrarias para deixar de imprimir, publicar e comercializar livros nos quais Machado aparece embranquecido, substituindo a imagem preconceituosa pela foto adequada.

Outra iniciativa foi o lançamento do site, http://machadodeassisreal.com.br/, onde o público pode baixar a imagem de Machado recriada, imprimir e atualizar em seus livros. As pessoas podem ainda divulgar a campanha através da tag #machadodeassisreal .

Vídeo da Campanha – em inglês

Escrito a partir de notícia do Meio e Mensagem
Imagem: Reprodução site UpdaterorDie

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s