
Em 2020 a Mangueira vai para avenida mais uma vez com desfile político.
Com o tema “a Verdade vos Fará Livre”, a Verde e Rosa terá um enredo biográfico [veja clipe abaixo] para contar, de modo nada convencional, a história de Jesus Cristo.
O carnavalesco Leandro Vieira, 35 anos, comentou sobre o tema em entrevista para a Revista Carta Capital.
A frente da Estação Primeira há quatro anos, já tendo conquistado dois campeonatos (2016 e 2018) com a Escola, Leandro é artista plástico e diz que tem feito dos seus carnavais possibilidades de diálogo e discurso.
“Eu não acredito muito no desfile de escola de samba como uma coisa festiva. Inclusive eu acho que esse olhar que as pessoas têm do desfile como uma festa, é o olhar que reforça o preconceito que a sociedade brasileira tem com Carnaval”, disse o carnavalesco.
Veja a letra do samba 2020 da Mangueira
Para o enredo de 2020, Leandro afirma propor em termos estéticos a desconstrução da figura que criaram para Jesus, como sendo branco, dos cabelos alourados e olhos azuis, numa figura eurocêntrica.
“O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, então Jesus tem várias caras. No Brasil ele é índio, negro, mulher também. Jesus pra gente não tem gênero. É uma figura com a nossa cara, nossa semelhança. E as nossas caras são muitas”, disse Leandro.
Leia entrevista na integra no site de Carta Capital
Veja clip do enredo da Mangueira para o carnaval 2020
Cartaz do Samba Enredo da Mangueira 2020 | Reprodução