Cremação de Ano Velho tem “defunto vivo”, samba e queima de caixão

fogo - paulo oliveira meus sertoes
Urna funerária em chamas após “velório” e “cortejo” de 2019 | Paulo Oliveira/Meus Sertões

Uma festa de ano novo, melhor dizendo… uma despedida de ano velho inusitada acontece em Bomfim de Feira, distrito de Feira de Santana localizado a 34km da sede.

A “Cremação de Ano Velho”, como é chamada a festa, começa por volta do meio dia, do 31 de dezembro, no Mercado Municipal, onde acontece o “velório”. No local tem muito samba, bebidas alcoólicas e ensopado, distribuídos gratuitamente, até às 17h.

Por volta das 22:30 acontece a “última missa”. É quando um mini trio elétrico, depois de um aquecimento em frente a Igreja, vai até o mercado buscar o caixão. O cortejo, já em forma de arrastão, para na praça.

Cremação

A cada ano, um morador do local é eleito para ser o “defunto da vez”. Ele deita no caixão e segue, carregado por populares, até a frente da igreja.

Em seguida, o cortejo volta à praça onde o “defunto” é trocado por um boneco. Só então começa a cerimônia de cremação do ano velho.

O caixão é banhado com gasolina e, com um palito de fósforo, o “defunto do ano” tem a missão de atear fogo. As labaredas sobem e povo bebe, canta e dança.

Tradição

A brincadeira foi iniciada em 1972, por Vidal Carneiro de Souza, que herdou do pai a única funerária de Bonfim de Feira.

Ao longo do tempo outros moradores foram assumindo e incrementando a festa que já virou tradição. Durante 19 anos (1996-2014) a Cremação ficou sem acontecer, mas voltou em 2015 atendendo a pedidos de populares.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento e como os moradores conseguem organizá-lo, no site Meus Sertões. 

Veja vídeo abaixo:

Informações: site Meus Sertões
Imagem: Paulo Oliveira/Meus Sertões

 

Um comentário

  1. Não conhecia esta manifestação cultural, mais é interessante, a reportagem fala que a fila para representar o defunto do ano velho passa de oito anos de espera. Quem diria que tem tanta gente assim querendo ser defunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s