Filme “Lições de um salvamento” estreia nesta quinta, 06, em Salvador

resgate
Destaque do cartaz do filme, com protagonistas. | Divulgação.

A obra é de autoria do escritor e cineasta baiano Aderaldo Miranda

O escritor e cineasta baiano, Aderaldo Miranda, lança seu segundo longa metragem, intitulado “Lições de um salvamento”, no próximo dia 06 de fevereiro, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

O filme apresenta o resgate de 08 pescadores que ficaram a deriva num barco de pesca por quatro dias em alto mar. Após emitir um sinal de emergência, um navio da Marinha do Brasil é acionado para realizar a operação de resgate, considerada de alta complexidade devido à distância do barco e pelas condições meteorológicas, com mar revolto e ventos fortes.

De acordo com Miranda, a obra é baseada em fatos reais, ocorridos em 2013 em Itajaí, SC, período em que serviu naquela Organização Militar. A partir daí cultivou o desejo de escrever a obra para contribuir com a ampliação da mentalidade marítima e de mostrar o relevante trabalho que é realizado pelos marinheiros.

“O filme tem como objetivo apresentar as dificuldades em que são submetidos os náufragos em uma balsa salva-vidas até que sejam resgatados, tendo como trama principal a operação de Busca e Salvamento (SAR), do inglês Search and Rescue, realizada pelos marinheiros” – revela o cineasta.

Para escrever a obra, que foi baseada no seu livro homônimo, Miranda utilizou a sua experiência, após servir por mais de 30 anos na Marinha do Brasil, boa parte como Oficial na Capitania dos Portos.

Com uma produção experiente, o filme foi gravado em Salvador, no primeiro semestre de 2019. A direção foi do Cearense Johel Alvez Bright e participação especial de André Mattos e Michelle Bitencourt, ambos residentes em Los Angeles EUA. Além da participação dos atores baianos: Rodrigo dos Anjos, Joselito Conceição e Sergio Borges.

Sobre o autor – Com oito livros publicados, Aderaldo Miranda concluiu seu primeiro longa em 2018, intitulado “Filhos de Tanquinho”, que foi inscrito no Festival de Cinema de Gramado, na categoria longa-metragem nacional. Natural de Feira de Santana, Oficial da Reserva da Marinha, Teólogo e Mestre em Educação, Miranda escreveu seu primeiro livro em 2008, que recebeu o nome de Legado de um Nauta.

Texto: Divulgação/ enviado por Bel Anunciação
Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s