Negrão dos Oito Baixos era o nome artístico de André Araújo.
Nascido, em 1939, na fazenda Jacaré, no distrito de Pataíba, em Água Fria, Bahia, Negrão era filho de Fideles que já era um sanfoneiro conhecido na região.
Começou a tocar sanfona ainda menino. Já crescido foi morar em São Paulo, caiu no gosto das gravadoras e lançou discos de boas vendas nas lojas.
A carreira de Negrão se concentrou do início da década de 1970 até o final dos anos 1980. Nesse período gravou 21 discos e conseguiu destaque no cenário do forró.
Voltava ao nordeste para tocar, principalmente na época de São João. O sanfoneiro faleceu aos 50 anos em 1989, mesmo ano da partida de Luís Gonzaga que era seu amigo pessoal.
Apesar da música de Negrão carregar a malícia da época, o seu forró de duplo sentido não era considerado tão ousado como o de outros contemporâneos dele, embora, aos olhos de hoje, possa ser mal visto.
Na imagem, a capa do disco de Negrão de 1983, com sucessos como “O machista” e “Conselho de Amigo” (Mariquinha deixe Biu).

Ouça o disco completo pelo Youtube -> https://www.youtube.com/watch?v=Pp0DZbUD2LE
Informações: História de Negrão dos Oito Baixo – Canal Forró da Casa Grande – > https://www.youtube.com/watch?v=vIkatktzkG8
Imagens: Reprodução Site Forró em Vinil
http://www.forroemvinil.com/…/negrao-dos-8-baixos-negrao-d…/